SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO GABRIELE DUARTE |
O projeto, em convênio com as prefeituras, desenvolve-se desde abril de 2010.
A equipe de educadores do Instituto de
Qualidade no Ensino (IQE), entidade não governamental, executou um
cronograma de visitas a 10 municípios piauienses inscritos no programa
Qualiescola para uma avaliação pedagógica das ações do Instituto que
atua na formação de professores da educação básica.
O projeto, em convênio com as
prefeituras, desenvolve-se desde abril de 2010 com a formação continuada
para os responsáveis pelo acompanhamento do programa junto aos
professores em cada município. De abril a julho do ano passado, as ações
concentraram-se na avaliação diagnóstica e no estudo teórico
introdutório. A partir de agosto do mesmo ano os professores passaram a
participar das oficinas e dos plantões para atendimento individual.
As formadoras do IQE Conceição Parateli,
de Matemática, Maria Helena Costa Braga, de Língua Portuguesa e o
coordenador de projetos no Piauí, Pedro Paulo Lombardi, estiveram nas
cidades de Água Branca, Buriti dos Lopes, Cocal, Hugo Napoleão, Jardim
do Mulato, Juazeiro do Piauí, Morro Cabeça no Tempo, Pio IX, São João do
Arraial e Uruçuí.
Com a finalidade de acompanhar mais de
perto o desenvolvimento do programa, a equipe realizou reuniões com
prefeitos e secretários da educação, diretores das escolas e
coordenadores pedagógicos, com professores, além de visitas às escolas.
De acordo com a professora formadora, Conceição Parateli, o principal
resultado das visitas é conhecer a realidade educacional de cada
localidade. “Ver de perto como as escolas se organizam, as dificuldades
que enfrentam e o que fazem de positivo ajudou-nos a compreender melhor
como intervir para a melhoria do ensino”, afirma Conceição.
Percorrendo aproximadamente 4 mil
quilômetros, a equipe observou que os municípios que têm obtido avanços
significativos nos resultados são aqueles em que o esforço conjunto
entre profissionais da administração e da educação está voltado para a
qualidade de ensino, em que há acompanhamento constante do
desenvolvimento do programa e apoio a sua execução. “Os municípios têm
características políticas, sociais e educacionais peculiares que
precisamos observar para entender os resultados atuais. Os laços entre
formadores, professores e nós se estreitaram muito, o que certamente
resultará em um maior comprometimento de todos”, aponta a coordenadora
pedagógica do IQE, Maria Helena.
ASCOM