Juazeiro será um dos municípios que pode ter seu território revisado. Veja lista de todos os municípios.
Pelo menos 15 cidades do Piauí deverão passar por revisão no tamanho dos seus territórios em 2011. Já foram aprovados pela Assembleia a revisão territorial de 8 cidades. Ao todo o Estado deverá completar em 2011 a revisão de 23 cidades, que estão em conflito. O problema gera disputa entre os prefeitos porque com a redução de tamanho territorial também é reduzido o tamanho da população, o que pode provocar a redução de rapasses dos recursos federais.
A estimativa é do deputado Paulo Martins (PT), que preside a Comissão Especial de Estudos Territoriais do Piauí e que está preparando os projetos de revisão para encaminhar a votação nas Comissões e depois ao plenário da Casa. Os projetos visam resolver conflitos territoriais em municípios como Castelo do Piauí tem conflito territorial com 4 outros municípios, sendo Buriti dos Montes, São João da Serra, Novo Santo Antônio e Juazeiro do Piauí. Nos últimos 2 anos o plenário da Casa já aprovou 8 projetos de revisão territorial de um total de 10. Pelo menos 2 ainda estão aguardando parecer dos deputados.
Até o final da atual legisla-tura, o presidente da Comisão de Estudos Territoriais, (SETE), deputado estadual Paulo Martins, vai encaminhar para votação15 novos projetos de lei que redefinem limites e acabam com vários conflitos ter-ritoriais no interior do Piauí. Uma nova discussão sobre esses conflitos foi realizada esta semana entre o deputado e técnicos do IBGE. A primeira alternativa para resolver o problema, é tentar um acordo entre os municípios envolvidos. Caso não haja acordo, será feito um plebiscito em cada região.
Segundo Paulo Martins, essa indefinição de limites prejudica a administração municipal porque afeta os valores dos recursos enviados pelo Governo Federal e a aplicação dos mesmos. Segundo os técnicos do IBGE, somente o município de Castelo do Piauí tem conflito territorial com 4 outros municípios, sendo Buriti dos Montes, São João da Serra, Novo Santo Antônio e Juazeiro do Piauí.
Para houvesse uma solução para os conflitos foram convocados pelo presidente da SETE, para participarem da reunião os vereadores de Castelo Rossi Melo, Raimundo Mi-neiro e Tomaz Almeida. Enfrentam indefinição territorial também os municípios de Bonfim do Piauí com Várzea Branca e Geminiano com Francisco Santos. Outros cinco municípios, discutidos nessa reunião, precisam ter seus limites redefinidos. São eles: Geminiano, Curral do Piauí, Francisco Santos, Brejo, Conceição do Canindé, Nova Santa Rita e Betânia do Piauí.


